Moontera
Windows 10 wallpaper

Novidades do Windows 10, saiba o que a Microsoft trás de novo

Por Tiago Araújo a 28/Jul/2015

O Windows 10 está prestes a chegar ao mercado, se ainda não conhece todas as novidades do Windows 10 esta é a altura de as conhecer.

O Windows 10 será lançado para PC já no próximo dia 29 de Julho. A versão para smartphones e para a consola Xbox One, deverá chegar ao mercado algures em Setembro. Se ainda possui a duvida de: Devo actualizar agora para o Windows 10? Esta artigo vai mostrar-lhe algumas das novidades do Windows 10, de forma a o ajudar a ficar sem duvidas.

Se pensa em comprar a nova versão do sistema operativo da marca, em vez de actualizar, saiba o preço do Windows para todas as versões neste artigo. Se não sabe qual versão do Windows 10 escolher, pode ler este artigo sobre as diferenças entre versões do Windows 10.

Ao longo deste artigo vamos apresentar as funcionalidades e novidades principais do Windows 10, todas elas vão estar presentes para as 4 versões do Windows 10 para computador, Home, Pro, Enterprise e Education. Algumas delas também vão fazer parte do Windows 10 Mobile e Mobile Enterprise.

Windows Continuum:

Esta é a grande novidade de todas as novidades do Windows 10, pelo menos na nossa opinião. O Windows Continuum permite transformar o seu smartphone com Windows 10 Mobile num PC, correndo aplicações universais como se estivesse no seu PC. O Windows Continuum permite também a transformação da interface para PC, numa interface para tablet, o que é excelente para híbridos.

A parte mais interessante destas transformações é que o Windows 10 detecta automaticamente quando ocorre a transformação. Se ligar o seu smartphone a um ecrã secundário, e abrir uma aplicação usando o rato e teclado, a mesma irá ser apresentada no formato de PC no ecrã secundário. Enquanto trabalha por exemplo com o Word no ecrã, poderá utilizar em simultâneo o smartphone para outras aplicações. Esta adaptação ao ecrã, transformando totalmente a aplicação, irá acontecer em todas as aplicações universais.

Já nos híbridos, quando retira o teclado do híbrido, por exemplo de uma Surface 3, o Windows 10 irá perguntar se pretende alterar para o modo tablet, onde irá apresentar a interface Windows Modern / Metro, em vez da interface tradicional de computador.

Cortana no Windows 10

Cortana no Windows 10

Cortana:

Ainda não vamos ver a assistente pessoal Cortana em português, mas já a vamos ver no Windows 10, no Windows 10 Mobile, no Windows Phone, no iOS e no Android. Sempre sincronizada com a sua conta. E esta sincronização é fundamental para o bom desempenho da Cortana, pois o objectivo dela é conhecer-lo o melhor possível, para se tornar mais útil. As tarefas que agendar no PC através da Cortana, poderão ser acedidas pela mesma no seu smartphone.

Entre as tarefas que a Cortana consegue fazer estão a agenda de tarefas, a realização de tarefas como escrever e enviar emails, contar piadas, responder a perguntas e pesquisar na web. A Cortana até está presente no novo navegador web, o Microsoft Edge.

Microsoft Edge:

Já que falamos do novo navegador web, o mesmo é uma das boas novidades do Windows 10. Quase duas décadas depois,a Microsoft volta a possuir um navegador web que promete competir com as alternativas de topo. Além da Cortana englobada no navegador, o Edge possui nativamente a funcionalidade de criar anotações das paginas web, de uma forma muito criativa, pode ver o vídeo em baixo. O Edge possui ainda uma lista de paginas para ler mais tarde, bem como um modo de leitura sem distracções.

Apesar destas novidades soarem bem, o Edge suporta finalmente extensões e add-ons, dos quais vai poder utilizar os que estão presentes nas lojas rivais, do Firefox e Chrome. O Edge possui ainda a capacidade de sincronização de contas, entre a versão do Windows 10 PC, e a aplicação do Microsoft Edge no seu smartphone.

O Edge não só é melhor do que o Explorer nas funcionalidades, mas também no desempenho na apresentação de websites, possuindo valores ao nível dos rivais Chrome e Firefox.

Xbox App:

Para quem possui uma Xbox One esta é uma funcionalidade muito cobiçada. A aplicação da Xbox vai permitir aceder a várias informações da conta utilizada na Xbox, como amigos, perfil, novidades dos feed dos amigos, bem como os troféus em jogos. A aplicação será também capaz de se sincronizar com a sua Xbox One, podendo fazer streaming dos jogos da consola no seu computador com Windows 10.

Além do streaming de jogos, vai poder utilizar o Windows 10 para gravar e editar gameplays dos jogos.

Windows 10 Design

Interface inicial do Windows 10 para PC.

Nova interface do Windows:

O Windows 10 chega com um design totalmente diferente das anteriores versões. Possui ícones mais simples, janelas mais limpas e agora as aplicações funcionam de forma identica aos programas, não se limitando ao Full Screen. Praticamente todas as aplicações e ícones mudaram. A barra inferior mudou, os ícones das janelas mudaram e a apresentação das janelas também mudou.

Apesar destas mudanças, a grande alteração está na apresentação de aplicações que Windows Store. Estas agora podem funcionar no modo de Desktop tradicional. Também não precisam mais de ocupar a janela toda, funcionam com janelas redimensionáveis, o que as torna muito semelhantes a programas. Os atalhos nos cantos já não funcionam no ambiente para PC, e mesmo no modo tablet estão a funcionar de forma diferente. Esta mudança é a mais complicada de detalhar, pois é realmente grande. Ícones, atalhos, linhas, padrões, está tudo diferente, sem deixar de ser familiar para os utilizadores do Windows 8, ou do Windows 7.

Aplicações Photos, Email, Music, Vídeos, Maps, entre outras:

As aplicações da interface Modern/Metro do Windows receberam muitas novidades no seu visual e funcionalidades. A aplicação Photos é capaz de sincronizar o seu album de fotografia entre diferentes dispositivos. Permite também a criação de pastas automáticas, de forma a poder organizar as suas fotos. Existe também algumas capacidades de edições rápidas nas fotos.

A aplicação Email recebe grandes novidades, principalmente nas versões para smartphones, mas também recebe um layout ligeiramente diferente na interface de PC, até porque pode ser tratada como programa, como já dissemos. O Windows 10 vem ainda com mais 3 aplicações de forma nativa, a Music, Vídeos e Maps, o nome delas diz tudo. Todas estas são aplicações universais, podendo ser utilizadas de forma perfeita em smartphones, tablets e PCs.

Windows Hello

Desbloqueio através do Windows Hello

Windows Hello e Passport:

O Hello do windows 10 é uma funcionalidade relacionada com a segurança. O Windows Hello permite que entre no seu computador sem recorrer a uma password, para tal pode utilizar a impressão digital, leitura da Iris, ou o reconhecimento facial. Juntamente com o Windows Passport, o Hello permite que utilize este desbloqueio para fazer login em outros serviços e aplicações.

Estas duas funcionalidades vão também estar disponíveis no Windows Mobile. Contudo, são necessárias algumas tecnologias que podem não estar presentes em todos os computadores actuais. Só computadores com uma câmara RealSense 3D é que suportam esta tecnologia, pois a câmara necessita de reconhecer o utilizador, independentemente da iluminação, maquilhagem, entre outros factores. Pode ver a lista de computadores que suportam o Windows Hello.

Directx 12:

Temos um artigo dedicado sobre as novidades do DirectX 12. Este conjunto de APIs vai trazer uma melhoria de desempenho na ordem dos 50%, para os actuais computadores, dependendo do tipo de processador que possui. O funcionamento em paralelo é a grande novidade e permite aliviar as tarefas a declarar à gráfica, através dos vários núcleos do CPU, algo que não acontecia anteriormente. Esta novidade vai resultar em maior desempenho e menor consumo de energia.

O Directx 12 vai mudar também a linguagem de programação das API. Com esta versão vão estar mais próximas da linguagem de compreensão da placa gráfica, permitindo assim que a criação de jogos para PC seja mais próxima da das consolas.

Windows 10

Multi-tarefa do Windows 10

Novo menu iniciar:

Esta era a funcionalidade que fez com que muitos utilizadores não actualizassem para o Windows 8 e 8.1. O Windows 10 marca também o retorno do menu iniciar, apresentando-se como uma mistura entre o menu clássico do Windows 7, e a interface Modern / Metro do Windows 8 e 8.1. Possibilita a pesquisa rápida, afixação de aplicações, bem como é lá que habita a assistente pessoal Cortana.

Mais novidades do Windows 10:

As novidades do Windows 10 que apresentamos são as principais, existem no entanto outras mais pequenas que também fazem a diferença na hora de actualizar para o Windows 10. Uma delas é a gestão da multi-tarefa, possibilitando a criação de vários ambientes de trabalho, bem como uma organização de aplicações superior. As definições e painel de controlo estão mais legíveis e em conforme com o novo design.

Como já dissemos o Windows 10 será lançado dentro de poucos dias, no próximo dia 29 de Julho, a actualização do Windows 7, 8 e 8.1 será gratuita.

Categoria: Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *