Moontera
Versões do Windows 10

Diferenças entre as versões do Windows 10

Por Tiago Araújo a 27/Jul/2015

Não fique na duvida, e conheça as diferenças entre as versões do Windows 10 que estão disponíveis no lançamento

É já uma pratica comum da Microsoft sempre que lança um novo software. O Windows 10 não foge à tradição e vai possuir 4 versões para computadores comuns, possuindo ainda mais 3 versões, uma para pequenos gadgets e outras duas para smartphones. Neste artigo vamos focar na diferença entre as versões do Windows 10 para PC. As versões disponíveis são a Home, Pro, Enterprise e Education, neste artigo apresentamos as diferenças entre estas versões.

Nas 4 versões para PC, apenas 2 vão estar disponíveis para compra em superfícies comuns. São elas a versão Home e Pro. É sobre estas duas versões que nos vamos debruçar no que toca à diferença entre ambas. Também vamos apresentar as diferenças para com as outras versões, mas sem tanto pormenor.

A versão base do Windows Home.

Vamos começar por descrever a principal versão do Windows 10, a Home. Esta versão vai receber todas as famosas novidades do Windows 10. Esta será também a versão que deverá encontrar em portáteis, tablets e computadores com Windows 10 nas lojas, pelo menos, para a maioria deles. Conte naturalmente com o novo navegador web Microsoft Edge, bem como aplicações como Maps, Mail, Calendários, Photos e outras, que foram renovadas nesta nova versão do sistema operativo da Microsoft.

versões do Windows 10

Diferenças ao nível da segurança nas versões do Windows 10

Funcionalidades como Continuum, Helo, DirectX 12, Snaps e gestores de multi-tarefas também vão estar presentes no Windows 10 Home. Tudo o que foi comunicado de forma publica, em comerciais, apresentações em eventos públicos estará presente nesta versão do Windows 10. A integração com a Xbox One também estará presente.

A diferença entre a versão Windows 10 Pro e a Home.

A versão Windows 10 Pro também vai estar disponível para venda, e é entre as diferenças da Pro para a Home onde existem mais duvidas. A versão possui obviamente todas as funcionalidades da Home, mas acrescenta algumas extra. O Windows 10 Pro é já uma versão concebida para empresas de pequena dimensão. Foi concebida para correr nas mesmas maquinas que a versão Home, ou seja, portáteis, PCs e tablets.

versões do Windows 10

Diferenças na gestão nas diferentes versões do Windows 10

As grandes vantagens estão na segurança e na gestão de processos e informação sobre aplicações e serviços. O Windows 10 Pro contará com modos de encriptação extra, bem como acesso remoto ao sistema instalado nativamente, permitindo ligar um PC cliente e utilizar e aceder a programas do PC da empresa.

O suporte a programas empresariais da Microsoft como o Azure é mais completo com a versão Pro, Enterprise e Education. O Windows 10 Pro possui ainda acesso à loja de aplicações para negócios, enquanto que a versão Home apenas acede à Windows Store comum.

versões do Windows 10

Diferença como serviço & contrato das versões do Windows 10

Versões Enterprise e Education.

A versão do Windows 10 Enterprise foi concebida para medias e grandes empresas. Conta com funcionalidades de segurança mais apertadas que as versões Pro e Home. O mesmo se passa para a versão Education que também possui um nível de segurança mais exigente.

Estas duas versões, Enterprise e Education, são bastante idênticas ao nível das funcionalidades, diferenciando-se em pontos mínimos, que não estão relacionados com funcionalidades, mas sim contratos.

Principais diferenças de funcionalidades entre versões do Windows 10

Principais diferenças de funcionalidades entre versões do Windows 10

Estas versões permitem o controlo total dos computadores à distancia. Através de acessos ao nível da hierarquia entre maquinas estas versões serão capazes de instalar, desinstalar aplicações e programas, bem como limitar a utilização de funcionalidades em computadores “abaixo da hierarquia”.

Possuem todas as outras funcionalidades da versão Windows 10 Pro.

Diferença entre as versões Windows 10 para PC.

Sobre as versões para PC estamos conversados, mas como já dissemos, existem 3 versões que não foram talhadas para computadores. É sobre essas que vamos falar agora, de uma forma menos detalhada. Leia este artigo sobre o preço do Windows 10 para todas as versões, se quiser saber como comprar o novo sistema operativo da Microsoft.

Se és um jogador de PC, fica a saber mais sobre o DirectX 12 que virá com o Windows 10 e trará grandes melhorias no desempenho de jogos.

Windows 10 mobile

Imagem do site WindowsCentral

Windows 10 Mobile

Esta é a versão do Windows 10 para smartphones. Será a que vai poder actualizar no seu smartphone com Windows Phone 8.1. Possui muitas novidades, mas não terá todas as funcionalidades do Windows 10 para PC, naturalmente, algumas não seriam concebíveis num ecrã tão pequeno. Será uma actualização gratuita e vai partilhar muitas das aplicações da Windows Store para PC.

Windows 10 Mobile Enterprise

É uma versão que poderá ser negociada em conjunto com o Windows 10 Enterprise para PC. Esta versão não estará disponível para o publico comum. Será vendida em várias unidades, provavelmente já com smartphone, a medias e grandes empresas que queriam que os seus trabalhadores utilizem as soluções da Microsoft por completo.

Esta versão terá uma maior segurança que a versão comum do Windows 10 Mobile. Terá funcionalidades extra no que toca à gestão de emails e aplicações empresariais. Poderá ser controlada e bloqueada à distancia pela empresa.

Windows 10 IoT Core

É uma versão concebida para pequenos gadgets e acessórios de electrodomésticos. Não estará à venda ao publico, mas será negociada com os fabricantes de produtos mais básicos, ou acessórios de produtos com funcionalidades extras. Possui sub-versões dentro da Windows 10 IoT Core, consoante o tipo de produto onde for utilizado. É a versão mais simples e leve do Windows 10.

E é tudo! Não existem mais versões do Windows 10.

Espero que tenha esclarecido a sua duvida das diferenças entre as versões do Windows 10. Veja este artigo extra se ainda possui aquela típica duvida, devo actualizar para o Windows 10?

Se ainda não conhece todas as novidades do Windows 10, veja este artigo. O Windows 10 chega no dia 29 de Julho de 2015.

Categoria: Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *